O que é o Ventrilo?Ventrilo é um programa cliente VoIP para estabelecer estas conversas. Usando um headset ou microfone, os usuários podem conversar gratuitamente com outras pessoas, como se estivessem em uma ligação telefônica. Este aplicativo é muito usado pelos gamers, que podem estabelecer contato com os outros jogadores da sua equipe em uma lan-house ou de qualquer outra região do mundo.
Como Baixar?Você pode baixa-lo nesses links abaixo:

Windows

Mac

Linux(não disponivel)
Instalação:- Após baixar o arquivo clique nele 2x ou clique e aperte "enter", quando a janela aparecer clique em "next"

- Aceite licença(se quiser ler o problema é seu), e pressione "next"

- Nesses dois campos pode deixar do jeito que está, pressione "next"

- Ai ele dirá onde vai instalar o ventrilo (em que pasta), pressione "next"

- Espere o programa ser instalado...

- Depois que terminar a instalação aperte "Finish"
Se conectando no ventrilo:- Clique na seta ao lado de "User Name"

- Clique em "new" e coloque o seu nome/apelido no campo que aparecerá e coloque "ok"

- Bom, ai você não precisa colocar mais nada, clique em "ok"

- Clique na seta ao lado de "Server"

- Você fará o mesmo que fez com o nome, aperte "New", só que no caso agora coloque o nome:
"Guild Itajai"

- Coloque os dados abaixo nos campos, conforme a imagem, e depois coloque "ok"
• Ip
• Port
• Senha (alguns não precisam)

- Pronto, agora clique em "connect" e fale com o povo =D
============ FAQ ============ Para configurar as opções de voz do ventrilo, clique em "setup" nas opções ao lado
P:
Meu microfone está instalado, mas não consigo falarR: O ventrilo já vem auto-programado para se poder falar apertando a tecla "ctrl" do teclado, conhecido como "Push-to-talk"
P:
Estou falando muito alto ou estou escutando quase nadaR: Para aumentar ou diminuir o som do seu microfone passa a barrinha do "Outbound" para a direita ou esquerda, e para aumentar ou diminuir o som das pessoas falando, movimente a barrinha do "Inbound"
P:
Como eu faço para falar sem precisar apertar nada?R: Desmarque todas as opções abaixo:
"Use push to talk hotkey (PPT Mode)"
"User direct input to detect hotkey"
"Play key clicks"
em silence mude para "0.5 seconds"
e sensitivity para "20"
Muita gente não sabe usar o ventrilo, então fiz este guia para tentar ajudar =D